Avançar para o conteúdo principal

Our Friend The Atom


"Our Friend The Atom" é um filme produzido e apresentado por Walt Disney em 1957, com o objectivo de divulgar a um público vasto de jovens e famílias e de um modo agradável e simples (mas não simplista), uma introdução a algumas matérias científicas, neste caso, o Átomo -- apresenta a história da teoria atómica, destacando alguns dos nomes de cientistas mais marcantes e algumas aplicações da energia atómica. 

Walt Disney que desenvolveu, para além da Arte e da História, um grande interesse em Ciências, considerava que o cinema de animação, por ser um meio que combina diversas artes, poderia ser um excelente instrumento de educação para toda a família. 

Mensagens populares deste blogue

Factores de Risco

“A transição económica, a urbanização, a industrialização e a globalização causam mudanças no estilo de vida que favorecem o surgimento de doenças cardíacas .../.... A falta de exercícios e uma dieta inadequada [estão] entre os principais factores de risco." Associação Americana do Coração in Estatísticas Internacionais de Doenças Cardiovasculares

Um grão de areia

"Para ter a ideia da pequenez do átomo comparado com um objecto macroscópico, imaginemos que podemos ver os átomos numa mesa de cozinha, e que cada átomo é do tamanho de um grão de areia. Nesta escala de ampliação, a mesa terá então 3500 quilómetros de comprimento." Robert Jastrow, Red Giants and White Dwarfs (em Port. A arquitectura do Universo, Edições 70)

Panteão da Ciência

“O facto é que quase todos os que estão firmemente estabelecidos no panteão da ciência — Newton, Descartes, Leibniz, Pascal ou Huggins, Lister, Faraday, Laplace ou Davy — estavam enfronhados em esforços frenéticos de obter prioridade [i.e. ser o primeiro com certa descoberta] e fazê-la registar publicamente. . . . Às vezes . . . o desejo de reconhecimento é intensificado até ficar fora de controle. Torna-se desejo veemente de receber aclamação.” Robert K. Merton, American Scientist , 1969, número da primavera.