Avançar para o conteúdo principal

Lógica proposicional

"Num artigo que escreveu sobre lógica proposicional, intitulado Recent work on the Principles of Mathematics, e publicado no International Monthly, vol 4 (1901), Bertrand Russell conseguiu combinar o humor com um rigor total, conforme evidencia a passagem que se segue:
'A matemática pura consiste inteiramente em afirmações do tipo: se tal e tal proposição é verdadeira de qualquer coisa, então uma outra proposição tal e tal é verdadeira dessa coisa. É essencial não analisar se a primeira proposição é realmente verdadeira, nem mencionar o que é o qualquer coisa de que é suposto ser verdadeiro... se a nossa hipótese é sobre qualquer coisa e não sobre alguém ou coisas mais particulares, então as nossas deduções constituem aquilo a que chamamos matemática. Por isso, a matemática pode ser definida como a disciplina em que nunca sabemos sobre o que é que estamos a falar, nem se o que estamos a dizer é verdadeiro.'"
Keith Devlin, Matemática : a ciência dos padrões,
Porto : Porto Ed., cop. 2002


Mensagens populares deste blogue

Matemática ou Má temática?

"Porque é que as pessoas não gostam de matemática? Ou porque é que muita gente não gosta de matemática? Porque não consegue ter sucesso. Não consegue perceber a lógica que está por trás daquilo, porque não lhes é explicado, ou porque falharam certos passos na sua aprendizagem. Por muitas razões. Mas a questão é: não conseguiram perceber aquilo. Se não conseguiram perceber aquilo, não serve de nada estar a fazer exercícios repetitivos e estar a fazer uma série de exercícios que não se compreendem. É preciso perceber-se certos passos. Mas a aversão à Matemática, não vem da repetição, na minha opinião, vem sobretudo da incapacidade de ultrapassar obstáculos." Nuno Crato, matemático entrevista conduzida por Ana Sousa Dias, RTP2