Avançar para o conteúdo principal

Seguir o vôo do pensamento

Muita vez tem a arquitectura sido comparada à música. Dizem-na, com certa razão, música petrificada ou congelada. Há uma imagem porém que a mim se afigura não menos expressiva e que me dá ao mesmo tempo a impressão quasi dolorosa do eterno anseio que mortifica o artista-arquitecto, - é aquela esplêndida figura de Vitória, conhecida pela Vitória de Samotrácia, cujas asas mutiladas a inibem de levantar o vôo para que fôra criada. A arquitectura é música eternamente presa à matéria, que não pode, como sua irmã a arquitectura dos sons - desligar-se da terra e seguir o vôo do pensamento que lhe insuflou a vida (...).

Raúl Lino

Mensagens populares deste blogue

Factores de Risco

“A transição económica, a urbanização, a industrialização e a globalização causam mudanças no estilo de vida que favorecem o surgimento de doenças cardíacas .../.... A falta de exercícios e uma dieta inadequada [estão] entre os principais factores de risco." Associação Americana do Coração in Estatísticas Internacionais de Doenças Cardiovasculares

Um grão de areia

"Para ter a ideia da pequenez do átomo comparado com um objecto macroscópico, imaginemos que podemos ver os átomos numa mesa de cozinha, e que cada átomo é do tamanho de um grão de areia. Nesta escala de ampliação, a mesa terá então 3500 quilómetros de comprimento." Robert Jastrow, Red Giants and White Dwarfs (em Port. A arquitectura do Universo, Edições 70)