Avançar para o conteúdo principal

O sentimento da realidade do mundo visível

"Certamente se um dia voltar para Deus, a nenhuma outra coisa o deverei senão a estas estradas de uma melancolia lancinante que, desde o canto gregoriano até Messiaen, devoram em mim o sentimento da realidade do mundo visível."

Eduardo Lourenço, a propósito da atribuição do prémio Jacinto do Prado  Coelho 
pela obra "Tempo da música. Música do tempo"


Nota: "Tempo da música. Música do tempo" é uma obra publicada pela Gradiva em 2012, que reúne 212 reflexões, datadas entre 1948 e 2006, de Eduardo Lourenço sobre música. Estas reflexões estavam dispersas em folhas avulsas, em agendas de bolso, páginas soltas ou agrafadas, algumas encontradas dentro de livros, que a historiadora de arte, violoncelista e musicóloga Barbara Aniello foi juntando, inventariando e catalogando no espólio do ensaísta. (pode ler +)

Mensagens populares deste blogue

Factores de Risco

“A transição económica, a urbanização, a industrialização e a globalização causam mudanças no estilo de vida que favorecem o surgimento de doenças cardíacas .../.... A falta de exercícios e uma dieta inadequada [estão] entre os principais factores de risco." Associação Americana do Coração in Estatísticas Internacionais de Doenças Cardiovasculares

Um grão de areia

"Para ter a ideia da pequenez do átomo comparado com um objecto macroscópico, imaginemos que podemos ver os átomos numa mesa de cozinha, e que cada átomo é do tamanho de um grão de areia. Nesta escala de ampliação, a mesa terá então 3500 quilómetros de comprimento." Robert Jastrow, Red Giants and White Dwarfs (em Port. A arquitectura do Universo, Edições 70)