Avançar para o conteúdo principal

A parte “respeitável” da sociedade

“A ideia de que a ‘maioria das pessoas acata a lei’ não passa de um mito conveniente. A maior parte dos britânicos admite só obedecer às leis que quer e quando quer. Uma pesquisa para o Centro de Estudos do Crime e da Justiça do King’s College, em Londres, revela que a maioria dos infractores pertence à parte “respeitável” da sociedade. Um terço dos entrevistados paga em dinheiro, sem nota fiscal, para evitar impostos; um terço não devolve o troco recebido a mais; e um quinto admite furtar no local de trabalho. Os pesquisadores concluíram que esse comportamento “indica a condição moral da sociedade, talvez bem mais do que os crimes violentos e os cometidos nas ruas.”

Jornal Times, de Londres



Mensagens populares deste blogue

Factores de Risco

“A transição económica, a urbanização, a industrialização e a globalização causam mudanças no estilo de vida que favorecem o surgimento de doenças cardíacas .../.... A falta de exercícios e uma dieta inadequada [estão] entre os principais factores de risco." Associação Americana do Coração in Estatísticas Internacionais de Doenças Cardiovasculares

Um grão de areia

"Para ter a ideia da pequenez do átomo comparado com um objecto macroscópico, imaginemos que podemos ver os átomos numa mesa de cozinha, e que cada átomo é do tamanho de um grão de areia. Nesta escala de ampliação, a mesa terá então 3500 quilómetros de comprimento." Robert Jastrow, Red Giants and White Dwarfs (em Port. A arquitectura do Universo, Edições 70)