Avançar para o conteúdo principal

Lógica proposicional

"Num artigo que escreveu sobre lógica proposicional, intitulado Recent work on the Principles of Mathematics, e publicado no International Monthly, vol 4 (1901), Bertrand Russell conseguiu combinar o humor com um rigor total, conforme evidencia a passagem que se segue:
'A matemática pura consiste inteiramente em afirmações do tipo: se tal e tal proposição é verdadeira de qualquer coisa, então uma outra proposição tal e tal é verdadeira dessa coisa. É essencial não analisar se a primeira proposição é realmente verdadeira, nem mencionar o que é o qualquer coisa de que é suposto ser verdadeiro... se a nossa hipótese é sobre qualquer coisa e não sobre alguém ou coisas mais particulares, então as nossas deduções constituem aquilo a que chamamos matemática. Por isso, a matemática pode ser definida como a disciplina em que nunca sabemos sobre o que é que estamos a falar, nem se o que estamos a dizer é verdadeiro.'"
Keith Devlin, Matemática : a ciência dos padrões,
Porto : Porto Ed., cop. 2002


Mensagens populares deste blogue

Factores de Risco

“A transição económica, a urbanização, a industrialização e a globalização causam mudanças no estilo de vida que favorecem o surgimento de doenças cardíacas .../.... A falta de exercícios e uma dieta inadequada [estão] entre os principais factores de risco." Associação Americana do Coração in Estatísticas Internacionais de Doenças Cardiovasculares

Um grão de areia

"Para ter a ideia da pequenez do átomo comparado com um objecto macroscópico, imaginemos que podemos ver os átomos numa mesa de cozinha, e que cada átomo é do tamanho de um grão de areia. Nesta escala de ampliação, a mesa terá então 3500 quilómetros de comprimento." Robert Jastrow, Red Giants and White Dwarfs (em Port. A arquitectura do Universo, Edições 70)