Avançar para o conteúdo principal

Uma disciplina hipotético-dedutiva

“A matemática é essencialmente uma disciplina hipotético-dedutiva, que se baseia em pressupostos elementares: os postulados ou axiomas. Com base neles, deduzem-se rigorosamente os diversos resultados. Estes são chamados proposições, lemas, teoremas e corolários. A designação de proposições aplica-se a quaisquer resultados. Lemas são conclusões intermédias, auxiliares na demonstração de teoremas, que serão pois resultados mais importantes. Corolários são resultados que se derivam imediatamente de um teorema. No entanto, nem sempre se segue esta hierarquia. Há lemas importantíssimos que continuam a receber o nome de lemas, apenas por assim serem tradicionalmente chamados. E há teoremas simples e pouco importantes que, em rigor, não mereceriam esse nome.”

Nuno Crato,

Jornal Expresso, 13/04/2002


Mensagens populares deste blogue

Factores de Risco

“A transição económica, a urbanização, a industrialização e a globalização causam mudanças no estilo de vida que favorecem o surgimento de doenças cardíacas .../.... A falta de exercícios e uma dieta inadequada [estão] entre os principais factores de risco." Associação Americana do Coração in Estatísticas Internacionais de Doenças Cardiovasculares

Um grão de areia

"Para ter a ideia da pequenez do átomo comparado com um objecto macroscópico, imaginemos que podemos ver os átomos numa mesa de cozinha, e que cada átomo é do tamanho de um grão de areia. Nesta escala de ampliação, a mesa terá então 3500 quilómetros de comprimento." Robert Jastrow, Red Giants and White Dwarfs (em Port. A arquitectura do Universo, Edições 70)