Avançar para o conteúdo principal

7 Razões (excelentes) para ler


O Plano Nacional de Leitura recomenda aos pais, e também aos avós e restante família, que leiam com as crianças e as ajudem a gostar, sentir prazer nos livros e nos momentos de leitura. Como fazer isso? Bem, nas nossas memórias de infância reservamos um cantinho muito especial para os adultos que nos contaram histórias ou que leram para nós. Então é fácil, só precisamos de fazer o mesmo. As crianças que lêem, ouvem ler e 'mexem' em livros, todos os dias, desenvolvem-se melhor.

Alguns motivos (sete), para incentivar a leitura:

(1) Ouvir ler em voz alta, ler em conjunto, conversar sobre livros, desenvolve a inteligência e a imaginação; (2) Os livros enriquecem o vocabulário e a linguagem; (3) As imagens, informações e ideias dos livros alargam o conhecimento sobre o mundo; (4) Quem tem o hábito de ler conhece-se melhor a si próprio e compreende melhor os outros; (5) Ler em conjunto é divertido e reforça o prazer de conviver; (6) Os laços afectivos entre as crianças e os adultos que lêem torna-se mais fortes; (7) A leitura torna as crianças mais calmas, ajuda-as a ganhar autoconfiança e poder de decisão.

Estas são, pois, sete bons motivos para incentivar a leitura. Lembra-se de mais algum?

Mensagens populares deste blogue

Matemática ou Má temática?

"Porque é que as pessoas não gostam de matemática? Ou porque é que muita gente não gosta de matemática? Porque não consegue ter sucesso. Não consegue perceber a lógica que está por trás daquilo, porque não lhes é explicado, ou porque falharam certos passos na sua aprendizagem. Por muitas razões. Mas a questão é: não conseguiram perceber aquilo. Se não conseguiram perceber aquilo, não serve de nada estar a fazer exercícios repetitivos e estar a fazer uma série de exercícios que não se compreendem. É preciso perceber-se certos passos. Mas a aversão à Matemática, não vem da repetição, na minha opinião, vem sobretudo da incapacidade de ultrapassar obstáculos." Nuno Crato, matemático entrevista conduzida por Ana Sousa Dias, RTP2