Avançar para o conteúdo principal

7 Razões (excelentes) para ler


O Plano Nacional de Leitura recomenda aos pais, e também aos avós e restante família, que leiam com as crianças e as ajudem a gostar, sentir prazer nos livros e nos momentos de leitura. Como fazer isso? Bem, nas nossas memórias de infância reservamos um cantinho muito especial para os adultos que nos contaram histórias ou que leram para nós. Então é fácil, só precisamos de fazer o mesmo. As crianças que lêem, ouvem ler e 'mexem' em livros, todos os dias, desenvolvem-se melhor.

Alguns motivos (sete), para incentivar a leitura:

(1) Ouvir ler em voz alta, ler em conjunto, conversar sobre livros, desenvolve a inteligência e a imaginação; (2) Os livros enriquecem o vocabulário e a linguagem; (3) As imagens, informações e ideias dos livros alargam o conhecimento sobre o mundo; (4) Quem tem o hábito de ler conhece-se melhor a si próprio e compreende melhor os outros; (5) Ler em conjunto é divertido e reforça o prazer de conviver; (6) Os laços afectivos entre as crianças e os adultos que lêem torna-se mais fortes; (7) A leitura torna as crianças mais calmas, ajuda-as a ganhar autoconfiança e poder de decisão.

Estas são, pois, sete bons motivos para incentivar a leitura. Lembra-se de mais algum?

Mensagens populares deste blogue

Factores de Risco

“A transição económica, a urbanização, a industrialização e a globalização causam mudanças no estilo de vida que favorecem o surgimento de doenças cardíacas .../.... A falta de exercícios e uma dieta inadequada [estão] entre os principais factores de risco." Associação Americana do Coração in Estatísticas Internacionais de Doenças Cardiovasculares

Um grão de areia

"Para ter a ideia da pequenez do átomo comparado com um objecto macroscópico, imaginemos que podemos ver os átomos numa mesa de cozinha, e que cada átomo é do tamanho de um grão de areia. Nesta escala de ampliação, a mesa terá então 3500 quilómetros de comprimento." Robert Jastrow, Red Giants and White Dwarfs (em Port. A arquitectura do Universo, Edições 70)