Avançar para o conteúdo principal

Matemática ou Má temática?


"Porque é que as pessoas não gostam de matemática? Ou porque é que muita gente não gosta de matemática? Porque não consegue ter sucesso. Não consegue perceber a lógica que está por trás daquilo, porque não lhes é explicado, ou porque falharam certos passos na sua aprendizagem. Por muitas razões. Mas a questão é: não conseguiram perceber aquilo. Se não conseguiram perceber aquilo, não serve de nada estar a fazer exercícios repetitivos e estar a fazer uma série de exercícios que não se compreendem. É preciso perceber-se certos passos. Mas a aversão à Matemática, não vem da repetição, na minha opinião, vem sobretudo da incapacidade de ultrapassar obstáculos."

Nuno Crato, matemático
entrevista conduzida por Ana Sousa Dias, RTP2

Mensagens populares deste blogue

Factores de Risco

“A transição económica, a urbanização, a industrialização e a globalização causam mudanças no estilo de vida que favorecem o surgimento de doenças cardíacas .../.... A falta de exercícios e uma dieta inadequada [estão] entre os principais factores de risco." Associação Americana do Coração in Estatísticas Internacionais de Doenças Cardiovasculares

Um grão de areia

"Para ter a ideia da pequenez do átomo comparado com um objecto macroscópico, imaginemos que podemos ver os átomos numa mesa de cozinha, e que cada átomo é do tamanho de um grão de areia. Nesta escala de ampliação, a mesa terá então 3500 quilómetros de comprimento." Robert Jastrow, Red Giants and White Dwarfs (em Port. A arquitectura do Universo, Edições 70)