Avançar para o conteúdo principal

Universo IV


“Se o universo for simples acidente, as probabilidades contrárias a que contenha qualquer ordem apreciável são ridiculamente pequenas. . . . Visto ser claro que este não foi o caso, parece difícil fugir da conclusão de que a condição real do universo tenha sido ‘escolhida’ ou seleccionada, de algum modo, dentre o vasto número de condições disponíveis, todas as quais, excepto infinitésima fracção delas, são totalmente desordenadas. E se tal estado inicial infinitamente improvável foi selecionado, certamente tinha de haver um seleccionador ou designer para ‘escolhê-lo’.”

Paul Davies, God and the New Physics

Mensagens populares deste blogue

Factores de Risco

“A transição económica, a urbanização, a industrialização e a globalização causam mudanças no estilo de vida que favorecem o surgimento de doenças cardíacas .../.... A falta de exercícios e uma dieta inadequada [estão] entre os principais factores de risco." Associação Americana do Coração in Estatísticas Internacionais de Doenças Cardiovasculares

Um grão de areia

"Para ter a ideia da pequenez do átomo comparado com um objecto macroscópico, imaginemos que podemos ver os átomos numa mesa de cozinha, e que cada átomo é do tamanho de um grão de areia. Nesta escala de ampliação, a mesa terá então 3500 quilómetros de comprimento." Robert Jastrow, Red Giants and White Dwarfs (em Port. A arquitectura do Universo, Edições 70)