Avançar para o conteúdo principal

A Face da Tragédia


“Grandes segmentos da população... simplesmente não conseguem aceitar a ideia de que lhes sobrevirá uma tragédia. Sabem que explosões, conflagrações, tornados, furacões, enchentes e desastres de avião e de combóio realmente ocorrem. Que em tempo de guerra caem bombas. Entretanto, não conseguem admitir que tais catástrofes os atingirão pessoalmente. Que eles, ou aqueles que amam, possam ser feridos, mortos. Que o seu cosmo particular possa ser abalado para sempre. É horrível demais para se contemplar. Requereria deles mudar os valores, adoptar um padrão inteiramente novo de referência, e isso é mais do que muitos são capazes de fazer.”


Donald Robinson, The Face of Disaster

Mensagens populares deste blogue

Factores de Risco

“A transição económica, a urbanização, a industrialização e a globalização causam mudanças no estilo de vida que favorecem o surgimento de doenças cardíacas .../.... A falta de exercícios e uma dieta inadequada [estão] entre os principais factores de risco." Associação Americana do Coração in Estatísticas Internacionais de Doenças Cardiovasculares

Um grão de areia

"Para ter a ideia da pequenez do átomo comparado com um objecto macroscópico, imaginemos que podemos ver os átomos numa mesa de cozinha, e que cada átomo é do tamanho de um grão de areia. Nesta escala de ampliação, a mesa terá então 3500 quilómetros de comprimento." Robert Jastrow, Red Giants and White Dwarfs (em Port. A arquitectura do Universo, Edições 70)